domingo, 10 de junho de 2012

Tendência de moda: o que é?


Sábado rolaram as palestras do Chic Bazar e eu mais uma vez fui convidada pela Flavia - organizadora do evento - pra falar um pouquinho sobre moda. Escolhi o tema "Tendências pro Verão" porque o Fashion Rio acabou de mostrar tudo que vamos usar na próxima estação E como aqui em Manaus nós sempre estamos no verão, já podemos botar todas as tendências em prática e sair na frente. O que acham da idéia? Enquanto a galera do Sul tá toda trabalhada na bota e no trench coat, a gente já vai aderindo à moda que eles só vão poder usar fim do ano. Adooroo!! hehehe

Mas antes de falar das tendências apresentadas nos desfiles, achei importante explicar o que é tendência, pois frequentemente vejo o termo usado de forma errada inclusive eu mesma cheguei a confundir.

Uma definição boa que achei foi essa:

"Tendência de moda são as previsões e especulações quanto ao uso de determinada cor, estilo, estampa, acessórios..."
Portais da Moda
No caso dos desfiles, são as apostas dos estilistas do que vai pegar na próxima estação. Em geral, os estilistas fazem um trabalho de pesquisa e baseado nisso e em muitos outros fatores, eles lançam novidades em texturas, estampas, caimento, enfim...e aguardam pra ver se nós consumidoras vamos ou não aderir à proposta deles.

Aquilo que todo mundo já tá usando deixou de ser tendência e já virou moda. Não podemos confundir: a tendência vem antes da moda; virou moda, deixou de ser tendência.

Aqui no Brasil eu vejo dois grandes meios que lançam tendências de moda: os desfiles das semanas de moda (Fashion Rio e São Paulo Fashion Week) e outro é a televisão. A TV tem grande influência na moda brasileira e dita tendências o tempo todo, que na maioria das vezes acabam virando moda.

Essa foi minha introdução na palestra, espero que tenham gostado. Depois falo das tendências que me chamaram a atenção no FR. E logo mais começa o mais importante evento de moda do país: SPFW, fiquem ligadas no blog que depois do evento farei um balanço do que mais me chamou a atenção.
 

7 comentários:

Cacau disse...

Oi Lu,

Tô ansiosa pelas novidades, quem sabe já não tenho alguma coisa guardada no armário que voltou???????

Beijinhos, Cacau

Adriana Bulcão disse...

Apesar do meu atraso, eu amei a palestra, e ainda pude ler completinho aqui tudo sobre o tema!
Amei Lu!!

beijinhus

www.estilohilo.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei Luciana!

Suas dicas sempre são úteis.

Anônimo disse...

Adorei Luciana!

Suas dicas sempre são úteis.

Cris disse...

OI Lu,

Faz um tempinho que não passo por aqui.
mas quero muito saber das tendências do verão!

Beijinhos,

Cris

themis disse...

A palestra foi ótima, principalmente porque deu pra saber que posso usar calças estampadas. Bjs

Mércia disse...

Arrasou na palestra Lu!!!
Altas tendencias né!? OH MY BOLSO! ahisuhauihasui
:)))